ASSEMBLEIA NACIONAL DE DELEGADOS E IV JORNADAS NACIONAIS DA ACR


ASSEMBLEIA NACIONAL DE DELEGADOS E IV JORNADAS NACIONAIS DA ACR 13 E 14 DE JULHO 2013

            No mês de julho, os caminhos de todos os militantes, simpatizantes e familiares da Acção Católica Rural (ACR) convergem para a diocese de Braga, onde decorrerão a Assembleia Nacional de Delegados dia 13, na freguesia de Caldelas-Amares, e as Jornadas Nacionais dia 14 no Sameiro, Santuário erguido em honra da Imaculada Conceição de Maria.
A Assembleia Nacional de Delegados é a reunião magna da ACR e nela participarão os representantes dos grupos de base provenientes das dioceses onde o Movimento está presente. Nesse encontro será feita a avaliação pastoral do triénio 2010-2013, desenvolvido sob o lema CRESCER E RECRIAR O FUTURO NA ESPERANÇA. O caminho a percorrer na Assembleia Nacional de Delegados é claro: aprender com a senda calcorreada no passado, colocar os pés firmes no presente e abrir o coração para o futuro. Trata-se de ser fiel à identidade do Movimento, perseverar nos compromissos assumidos, acolher e discernir os sinais dos tempos, sonhar e projetar o futuro com empenho, profundidade e entusiasmo. Porque seguimos Jesus Cristo, o Senhor da História, “o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Ap 22, 13).

            As Jornadas Nacionais serão um momento celebrativo por excelência da Família ACR. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, vindos do norte, do sul e das ilhas, celebrarão o dom da fé e o compromisso eclesial na ACR. Alguns milhares de pessoas subirão ao monte Sameiro para viver um dia especial aos pés da Mãe do Céu, sob a invocação de Nossa Senhora do Sameiro.
Será um dia em cheio, com ateliers temáticos dirigidos às pessoas de diferentes idades, apresentações das dioceses, tendo como pano de fundo o Ano da Fé, muitos momentos de convívio e outras tantas “surpresas”!... Nesse dia tão especial, iremos ainda comemorar, de forma solene, os 50 anos do MUNDO RURAL, a revista do Movimento. Publicada ininterruptamente desde 1963, a nossa Revista realizou e continua a realizar um papel fundamental na evangelização, formação e informação dos seus leitores, bem como no assinalar dos marcos importantes da vida da ACR.

Vamos testemunhar a riqueza da fé cristã, a nossa fé professada, celebrada, vivida e rezada no Movimento. Vamos anunciar a vida nova que já somos capazes de viver na ACR, unidos ao amor de Cristo.
Estamos todos convocados! A presença de todos é indispensável! E para ajudar a preparar a grande festa das Jornadas Nacionais, aqui fica o seu programa:
          09h00 – Acolhimento
           – Exposição com ateliers temáticos
11h00 – Eucaristia, presidida por S. Exa. Rev. ma o Senhor Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga
12h30 – Almoço
14h00 – Celebração dos 50 anos da Revista Mundo Rural
        – Apresentação das dioceses, tendo por base o “Símbolo Apostólico”
           (Celebração do Ano da Fé)
17h30 – Encerramento das Jornadas e envio com surpresa final

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS! ESPERAMOS POR SI!

Sem comentários:

Enviar um comentário