Youcat

Ontem, realizou-se a última reunião jovem deste ano diocesano no nosso grupo de jovens. A reunião foi apresentada pelo Samuel, trabalhando num tema pedido pelo Papa Bento XVI através do livro Youcat - Livro de Catecismo Jovem.


Colocando mãos ao trabalho, iniciamos com o cântico "Em Nome do Pai" e pedindo à Trindade Santa o seu apoio na realização da reunião e para que possamos terminar este ano com muita alegria.

De seguida, foi nos sugerido uma meditação acerca do que fizemos de bem este ano pelo grupo de Jovens da A.C.R. Após esta meditação, foi-nos pedida uma outra, mas agora acerca daquilo que fizemos de mal, ou seja, daquilo que poderíamos ter feito e não fizemos, se participamos activamente ou se deixámos a A.C.R. para 3º ou 4ºplano.

De forma a introduzir o livro Youcat começou-se por ler algumas partes do seu prefácio (carta do Santo Padre Papa Bento XVI).


"Hoje recomendo-vos ler um livro invulgar. É invulgar pelo seu conteúdo e também pelo modo como surgiu. Gostaria de vos contar um pouco sobre como este livro surgiu, porque logo ficará claro o que ele tem de especial. 

(...) O Papa João Paulo II tomou então uma resolução audaz. Decidiu que os bispos de todo o mundo deveriam escrever um livro em que pudessem apresentar tais respostas. Ele confiou-me a tarefa de coordenar o trabalho dos bispos e fazer com que, dos seus contributos, surgisse um livro, um verdadeiro livro, não uma composição de diversos textos. Ele deveria ter o título antiquado de Catecismo da Igreja Católica, mas deveria ser totalmente excitante e novo. Deveria mostrar aquilo em que a Igreja Católica hoje crê e como se pode crer razoavelmente. 

Assim vos convido: estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração.  


(...) Este catecismo não fala ao vosso gosto, nem vai pelo facilitismo. Na verdade, ele exige de vós uma vida nova. Ele apresenta-vos a mensagem do Evangelho como uma «pérola preciosa» (MT 13,46), pela qual se tem de dar tudo. Peço-vos, portanto: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!"

Dou-vos a minha bênção e oro cada dia por todos vós.

 
   
Após esta leitura, foi-nos dado alguns temas para discussão como Celibato, Homossexualidade, Eutanásia, Aborto, Barriga de Aluguer e Inseminação Artificial, Preservativo e Combate à Sida. Aqui, tivemos a oportunidade de escolher os temas à qual queríamos discutir. Divididos em dois grupos, escolheu-se dois temas por grupo e foi-nos dado algumas questões, com o objectivo de dar-mos a nossa opinião acerca do assunto e depois comparar com a opinião da igreja sobre o mesmo assunto. Este trabalho permitiu mostrar a relevância deste livro na explicação e visão de temas "fraturantes" na nossa igreja, dado que em cada questão que nos é colocada existe uma resposta para a mesma.

Os temas escolhidos pelos grupos foram Celibato e Aborto e Eutanásia e Preservativo e Combate à Sida. Discutindo as diversas opiniões e argumentos deu-se assim abertura ao debate destes temas.

As questões colocadas foram as seguintes:

- Celibato - Porque motivo a Igreja exige uma vida celibatária aos bispos e presbíteros?

- Aborto - Porque não é aceitável o aborto em nenhuma fase do desenvolvimento embrionário?

- Eutanásia - É permitida a Eutanásia?

- Preservativo e Combate à Sida - O que diz a Igreja sobre o recurso ao preservativo na luta contra a sida?

No final os grupos reuniram-se e apresentaram os seus temas e opiniões comparando às da igreja. As respostas e visões da igreja podem ser consultadas no respectivo livro "Youcat".

Como conclusão da reunião, procurou-se chegar ao fim e tocar no inicio da reunião. Abertamente, cada um transmitiu a sua opinião sobre o que achou deste ano e daquilo que se pode vir a fazer para melhorar e trazer mais membros para o nosso movimento.

Na oração final cantou-se "Mãe o meu dia chegou ao fim" e pediu-se a Maria Nossa Mãe que nos guarde e nos ajude a reflectir.

Sem comentários:

Enviar um comentário