Dou o melhor de mim?

No passado dia 19 de Maio realizou-se mais uma reunião do nosso grupo de jovens. O tema desenvolvido foi "Dou o melhor de mim?" preparado pela Marta e a Ana.

Como oração inicial começamos por ouvir a música "Cada Lugar Teu" da Mafalda Veiga onde fizemos uma breve meditação da mesma e sobre o que esta tem a ver connosco e com a nossa forma de ser.

De seguida, como dinâmica tivemos numa cartolina uma árvore em forma de corpo humano onde só se via o exterior de cada um. O objectivo consistiu em percebermos que a maior parte das vezes só olhamos para o exterior esquecendo que o verdadeiro valor de cada um está no interior, tal como a Árvore necessita de raízes fortes para superar as tempestades e dar fruto também nós temos que ter valores imprescindíveis.
Olhando para o interior do ser humano quais os valores essências para que sejamos seres equilibrados e fortes para superar as dificuldades?
Aqui sugeriu-se que cada elemento fizesse uma raiz e escrevesse um valor essencial para ele.

Como trabalho de grupo leu-se um texto bíblico e respondeu-se às questões expostas:

Leitura texto bíblico (Mt 7-24,27)

“ Todo aquele, pois que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. “


  • Olhando um pouco para as pessoas que nos rodeiam família, amigos, conhecidos, colegas trabalho, colegas da escola, vizinhos... achas que existe falta de valores? Quais?
  • E o que é que eu posso fazer para ajudar os outros a cultivar os valores essenciais?
Como conclusão do tema, cada elemento levou para casa a seguinte proposta:

Proposta: cada um durante esta próxima semana vai estar mais atento aos outros e aos valores que achamos que poderiam ajudar essas pessoas a serem melhores. Depois da análise feita pedimos apenas que ajudem uma pessoa aprender a valorizar um valor que consideras importante para ela.

Posto isto, finalizou-se com a oração final ao som da música de Hermana Glenda “Quien há encontrado um amigo, há encontrado un tesouro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário