Formação

No fim de semana 12 e 13 de Fevereiro realizou-se a formação de jovens na casa dos Combonianos em Famalicão, cujo tema foi "A minha vocação? Ser alegria e Esperança". Aqui fica um vídeo com aquilo que se passou e que se debateu na formação. Este é um vídeo que vale apena verem, pois poderão perceber a mensagem passada na formação através dos testemunhos dos jovens de Fradelos que partiparam na formação. 


A formação foi dada pelo Padre Rui, pela Cristina e pelo Nuno pertencentes ao grupo juventude Monfortina. Eles procuraram ajudar-nos a orientar o nosso caminho para a nossa vocação, deixando-nos reflectir em algumas questões, como por exemplo "Qual a nossa vocação?" O objectivo passou por nos apoiar no encontro com Deus e com nós mesmos.

Outra questão feita foi "Como podemos ser úteis na nossa sociedade na nossa igreja/paróquia?". Muitos de nós respondemos com algumas actividades que participamos como por exemplo a eucaristia jovem, acólitos, leitores, visita a idosos, entre outros. Para complementar esta questão foi nos mostrado os seguintes vídeos de Steve Jobs (fundador da Apple).



Com este vídeo tentamos perceber como é importante colocarmos os nossos talentos a render, de começarmos a valorizar as nossas competências e coloca-las em prática, uma vez que estas podem fazer a diferença na nossa vida, na nossa igreja, na nossa freguesia... "Se cada um de nós colocar uma gotinha para o mar, este irá crescer".
Steve Jobs dá o seu testemunho de como conseguiu descobrir o que queria fazer, de como "recomeçou uma nova vida". Além disso realça a "Ligação por Pontos", que são coisas que acontecem na nossa vida e que inicialmente parecem não ter sentido, mas posteriormente olhamos para trás e apercebemo-nos que isso foi importante na nossa vida para sermos o que somos hoje.

Dando continuidade ao tema foi mostrado o filme "Pay It Forward" (A Corrente do Bem). Este é um filme que aconselho vivavente a todos que o vejam quando tiverem oportunidade, pois é nos passada uma mensagem muito forte e é nos dada uma grande lição de vida.


De uma forme muito resumida deixo-vos a história do filme.

"O filme começa com Trevor, um rapaz que está na 7º ano de escolaridade. O seu professor de Estudos Sociais passa um trabalho para os alunos desenvolverem no decorrer do ano. O trabalho tem como tema "criar e por em prática uma ideia para mudar o mundo". A ideia de Trevor é, sem dúvida, a melhor. Uma simples atitude de ajudar três pessoas e mandá-las passar o favor para mais três pessoas. Assim, vai fazendo com que todos ajudem, fazendo o mundo mudar para melhor. A corrente do bem é feita. Todos ajudam e sua ideia vai tão longe que ele chegou a ser entrevistado pela sua brilhante ideia. Ficou envergonhado, mas falou o que queria que realmente acontecesse. Ao sair da escola naquele dia, Trevor vê um rapaz a ser espancado por outros três rapazes. Ele não hesita e vai ajudar, mas um dos rapazes tira uma faca e enfia em Trevor. Ele é levado para o hospital, mas acaba morrendo. A sua mãe lamenta muito junto com o professor de Estudos Sociais de Trevor, que também é o seu namorado. Estes voltam para casa no meio da noite e percebem luzes vindas do jardim. Eles se deparam com várias pessoas vindo de todo o país para prestar uma última homenagem ao menino que conseguiu mudar o mundo."

"Não desistas! Se desistires como conseguirás mudar?"
Este filme deixa-nos a pensar no quanto é importante não desistir, em ter esperança, em acreditarmos na mudança e naquilo que o mundo espera de nós. Em tudo o que nos aconteça na vida devemos tirar algo daí, mesmo quando achamos que não é possivel e não há volta a dar, não devemos perder a esperança, devemos acreditar e dar a volta por cima, aprendendo com tudo o que nos acontece, tirando daí uma lição de vida.

"O maior inimigo do mal é a indeferença dos homens bons"

2 comentários:

  1. Parabéns pela criatividade e pela força de vontade.
    Isto é fazer render um talento.
    Obrigado por fantástico e fazem-se grandes amigos aqui :)
    Continua ..
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. AMIIIIIIGOS ACR DE FRADELOS! COMO ESTÃO?
    Já vi o vosso vídeo do fim-de-semana!
    Mto bom...QUE ORIGINAL!!!
    Desejo-vos uma óptima semana. E que Jesus e Maria iluminem sempre o vosso caminho e a vossa bonita vocação: seguidores de Jesus.
    Um beijinho muito grande cheio de saudades!
    P.S.- Estou em dívida não é verdade? Escrever-vos um mail...prometo que o farei esta semana...

    ResponderEliminar