Eu e o Outro

Eu e o Outro: na construção de um projecto de vida, foi o tema que se desenvolveu na reunião de 22 de Janeiro. Este é um tema que continuará a ser trabalhado nas próximas reuniões, neste sentido deixo um resumo daquilo que foi apresentado para aqueles que não poderam comparecer.


Muitas vezes não nos apercebemos mas todas as nossas acções implicam a existência de um outro. A forma como nos vestimos, o modo como falamos, o olhar, os gestos... em tudo estamos em constante comunicação com o outro. No entanto, a nossa sociedade tem usado e abusado dessa comunicação corporal, podemos até dizer que estamos numa sociedade que está em banho maria de erotismo.
Por todo o lado vemos publicidades com corpos esculturais, atraentes, sensuais, tentando persuadir a mente. O coração está a descer, o coração que devia ser o mediedador do baixo ventre e da razão, está a descer...

Sexualidade o que é?
O que eu pratico entre mim fica e me identifica.
Biológico: relacionado com as hormonas, onde os homens tem um contacto mais bruto e as mulheres mais sensibilidade ao toque.
Social: a forma como eu me comporto faz o outro ter uma ideia.

A vida vive-se por etapas e a sexualidade também. Inicialmente, na adolescência surgem as questões existenciais. Mais tarde, começa-se a ter um projecto de vida a dois, dando um salto no escuro mas um salto consciente.

CORPO
O que diz a sociedade sobre a importância do corpo?
Nos dia de hoje, a sociedade impoê-nos uma cultura do corpo, como se este e a nossa aparência fossem o mais importante. A forma como nos vestimos, a estrutura do nosso corpo influência a forma como a sociedade nos vê.
E nós o que dizemos que é importante no corpo? O que vemos fisicamente ou interiormente?
Embora o que seja mais importante seja o interior de cada um de nós por vezes torna-se complicado lutar contra aquilo que a sociedade considera mais importante, o físico e aparência das pessoas. 

CORAÇÃO
Como define a sociedade os sentimentos?
Hoje em dia desvaloriza-se o sentimento do outro. A sociedade está mais concentrada em ser melhor que o outro esquecendo-se do valor mais importante, o sentimento. 
E nós o que achamos que são os sentimentos? É fácil transmitir aos outros os nossos sentimentos?
Numa sociedade em que se desvaloriza o sentimento torna-se díficil conseguir transmiti-lo ao outro, pois temos medo de ser rejeitados ou até mesmo magoados. 

CABEÇA
O que escolhe a sociedade?
A sociedade de hoje escolhe as pessoas pela sua aparência, basta-nos olhar para a televisão onde só encontamos pessoas esbeltas e com corpos bonitos. Por vezes a beleza e aparência de uma pessoa influência o modo como vemos o outro, por exemplo pessoas magras e bonitas são vistas como pessoas intelegentes e mais competentes.
O que eu escolho? Que conhecimento tenho de mim, o que é importante conhecer?
Na sociedade em que vivemos é díficil conciliar os nossos objectivos e aquilo em que acreditamos pelo aquilo que a sociedade nos rege. É importante que nos conheçamos a nós próprios e que sigámos os nossos valores.

CAMINHO
O que a sociedade me diz e quer de mim?
O caminho que a sociedade nos indica por vezes não é o mais correcto, uma vez que vivemos num mundo de pessoas fúteis cujo objectivos é a sua aparência e o seu "próprio eu".
O que eu sinto que é importante, insiro no meu projecto de vida ou sou levado pela corrente?
Como já foi referido anteriormente, por vezes é díficil conciliar os nossos objectivos com aquilo que a sociedade nos rege... embora tentemos nos reger por aquilo que acreditamos muitas das vezes somos levados pela corrente.
Que caminho faço, que sentido dou à minha vida?
Defenir o nosso projecto de vida na sociedade em que vivemos não é fácil. Porém, isto depende de cada um de nós e daquilo que acreditámos. Procurando a orientação espiritual conseguiremos encontrar o nosso caminho.

Com o nosso corpo, com o nosso coração e com a nossa cabeça traçaremos o nosso caminho...



Sem comentários:

Enviar um comentário