História do Natal digital

«Os tempos mudam, o sentimento continua o mesmo». 


É esta a mensagem que o vídeo «História do Natal Digital», criada pela empresa «Excentric», pretende passar sobre a história do Natal contada através das novas tecnologias.

Com o passar dos anos, a tecnologia tem-se tornado cada vez mais presente no quotidiano da sociedade em todas as áreas da actividade humana.A igreja, apesar de conservadora, não tem escapado a esta realidade. Segundo Burity (2005), cada vez mais a tecnologia é utilizada pelas religiões para comunicar com os seus fiéis. Neste sentido, o objectivo da Igreja Católica ao utilizar as novas tecnologias passa por evangelizar e anunciar o evangelho para um maior número de pessoas, essencialmente os jovens. “É difícil conciliar o pensamento da igreja, que é um pensamento conservador com o pensamento que a gente vive hoje em dia, porque é tudo muito diferente na sociedade, não somos mais tão religiosos”. Por isso, esta frase, proferida pelo Bispo Dom Pedro Luís, da Pastoral da Juventude, faz sentido: “A igreja tem que dar prioridade à juventude, porque é o futuro da própria igreja e da humanidade”.

Na realidade, o próprio processo de evangelização usado pela igreja tem tido algumas mudanças, como por exemplo missas, homilias, palestras, entre outros, passarem a ter um lugar garantido nos mass media. Sendo propagadas inicialmente pelos meios de comunicação tradicionais, televisão, rádio e jornal, hoje as mensagens religiosas estão se a propagar pelas novas tecnologias da comunicação (YouTube, Facebook, Twitter, blogs etc.).

Sem comentários:

Enviar um comentário