A Implantação da I República 1910

O CENTENÁRIO REPUBLICANO:

      Amanhã, dia 5 de Outubro, celebrar-se-ão por todo o país comemorações dos 100 anos da implantação da República Portuguesa, decretando o fim à Monarquia.
      No entanto, não foi a Monarquia a única a sofrer com a República. Os revoltosos, imbuídos de um espírito reaccionário e hostil, como que cegos às suas tradições e sedentos de justiça social, atacaram gravemente o Catolicismo vigente!
      Assim, após a implantação da I República, inicia-se uma perseguição antijesuítica, acompanhada de violências e ataques ao clero e às ordens religiosas, perpetrando-se mesmo, para além de ínumeros assaltos a igrejas, vandalismo, insultos e calúnias, alguns assassínios.
      Logo no dia 8 de Outubro de 1910, o Ministro da Justiça toma medidas: repõe em vigor as leis de Pombal contra os jesuítas, bem como as de Joaquim António de Aguiar (também conhecido como o Mata-Frades) quanto às ordens religiosas (1834).
      Como consequência última, e como se toda esta humilhação altiva à Igreja e ao clero não chegasse, todos os bens e propriedades da Igreja são confiscados, tornando-se propriedade do Estado.

      A República saiu vitoriosa e o seu contributo é inestimável nos dias de hoje, todavia, nem tudo fora um paraíso e mais cuidado deveriam ter tido para com a Igreja...

"Contra a Soberba, a Humildade,"
Contra a Revolução Reaccionária, o Comedimento Espiritual!

Sem comentários:

Enviar um comentário