Halloween e a Tradição da Igreja Católica

       Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem que ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente diferente daquele que tinha no início.

       Além disso, foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos, tanto à festa de Finados (culto aos mortos estabelecido pela Igreja Católica a 2 de Novembro) como à festa de Todos os Santos (1 de Novembro).

       Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido em França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubónica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte.

       Assim, multiplicaram-se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

       Curiosidade: A palavra Halloween deriva da expressão inglesa "all hallow's eve", que traduzida para português significa "véspera de todos os santos", que se realiza na noite do dia 31 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário